2 Conteúdos concurso magistério séries iniciais


Conteúdos para concurso Jaguarão- professor séries iniciais
LÍNGUA PORTUGUESA (COMUM A TODOS OS CARGOS DE NÍVEL MÉDIO E NÍVEL SUPERIOR): Textos: Interpretação de textos Ortografia: Uso das letras.  Uso dos acentos gráficos.  Pontuação: Uso dos sinais de pontuação. Fonética e fonologia: Letras e fonemas. Identificação de vogais, semivogais e consoantes. Identificação de encontros vocálicos e consonantais. Separação de sílabas. Classificação dos vocábulos pelo número de sílabas. Classificação dos vocábulos pela posição da sílaba tônica. Morfossintaxe: Classes de palavras. Flexão do nome e do verbo. Concordância nominal e verbal. Emprego de pronomes, preposições e conjunções. Relações entre as palavras. Concordância verbal e nominal. Frase (definição, ordem direta e inversa). Oração e período. Termos da oração (sujeito e predicado, predicado verbal, nominal e verbo-nominal, verbos transitivos, intransitivos, de ligação e seus complementos, adjunto adnominal e adverbial).  Classificação de orações (coordenadas e subordinadas). Vozes do verbo (ativa passiva e reflexiva).  Colocação dos pronomes oblíquos. Uso da crase.  Significação das palavras. Homônimos e parônimos. Sinônimos e antônimos. Linguagem figurada.  Identificação e interpretação de figuras de linguagem.
NOÇÕES DE INFORMÁTICA (PARA CARGOS DE NÍVEL MÉDIO E SUPERIOR): PROGRAMA WORD A PARTIR DO 2003: Iniciando o Word.  Utilizando os menus.  Utilizando as barras de ferramentas.  Utilizando atalhos. Manipulação de documentos (criar, editar, salvar e localizar, excluir, renomear). Selecionando textos. Técnicas para copiar e recortar/mover. Manipulando listas. Configurando página. Personalizando um documento. Formatando um documento.  Formatando textos.  Utilizando as opções do menu ferramentas.  Manipulação de tabelas.  Inserir símbolos, figuras, objetos e molduras.  Utilizando índices e notas.  Opções do Word.  Personalizando o Word. Importando dados.   PROGRAMA EXCEL A PARTIR DOS 2003: Iniciando o Excel. Utilizando menus. Utilizando barra de ferramentas. Manipulação de planilhas. Formatação de planilhas, células, linhas e colunas. Utilizando funções. Utilizando ferramentas.  Imprimindo planilhas. Manipulação de dados.  PROGRAMA WINDOWS XP: Utilizando e configurando a área de trabalho. Trabalhando com janelas. Utilizando e configurando o meu computador. Utilizando e gerenciando atalhos. Configurando o ambiente do Windows. Utilizando o menu iniciar. Utilizar o Windows Explorer (será tomada como base a versão do Windows em Português, com as características DO Windows XP). Gerenciando discos. 
RACIOCÍCIO LÓGICO (COMUM A TODOS OS CARGOS DE NÍVEL MÉDIO COM CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS E NÍVEL SUPERIOR): Estruturas lógicas.  Lógica Clássica: Lógica Aristotélica, Quadrado de Oposições, Silogismos, Indução e Falácias.  Lógica de argumentação: Analogias, Inferências, Deduções e Conclusões. Validade e Verdade. Lógica sentencial (ou proposicional): Axiomas, Conectivos Lógicos, Proposições simples e compostas, tabelas-verdade, equivalências, Dedução Natural, Leis de Morgan: Diagramas lógicos. Lógica de primeira ordem: Cálculo Quantificacional Clássico.  Princípios de contagem e probabilidade.  Operações com conjuntos. Problemas aritméticos, geométricos e matriciais.
LEGISLAÇÃO MUNICIPAL: Lei Orgânica Municipal, Regime Jurídico dos Servidores Municipais e alterações (Lei Complementar Municipal nº 3 – Estatuto do Servidor), Planos de cargos e salários, Lei Municipal 4.166 e alterações e Código de posturas e meio ambiente municipal (Lei Complementar Municipal nº 2)
PROFESSOR ANOS INICIAIS: Educação e Desenvolvimento.  Tendências Pedagógicas.  Avaliação escolar. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988: Da Educação (Arts. 205 a 219). Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional- LDBEN - Lei Federal nº. 9.394/96. Da Educação (art. 1º). Dos Princípios e Fins da Educação Nacional (arts. 2º e 3º). Do Direito à Educação e do Dever de Educar (arts. 4º ao 7º). Da Organização da Educação Nacional (arts. 8º ao 20). Da Composição dos Níveis Escolares (art.21). Da Educação Básica (arts. 22 a 31). Do Ensino Fundamental (arts. 32 a 34).  Dos Profissionais da Educação (arts. 61 a 67).  Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA - Lei Federal nº.  8.069/90: Das Disposições Preliminares (arts. 1º ao 6º).  Dos Direitos Fundamentais: Direito à Vida e à Saúde (arts. 7º a 14). Direito à Liberdade, ao Respeito e à Dignidade (arts. 15 a 18). Direito à Convivência Familiar e Comunitária - Disposições Gerais (arts. 19 a 24). Direito à Educação, à Cultura, ao Esporte e ao Lazer (arts. 53 a 59). Direito à Profissionalização e à Proteção no Trabalho (arts. 60 a 69). Da Prevenção (arts. 70 a 85). Pareceres e resoluções do CME (Conselho Municipal de Educação de Capão da Canoa). Teorias do desenvolvimento da criança e da aprendizagem; O afetivo, o cognitivo e o sócio-interacionismo no processo de aprendizagem infantil.  A personalidade da criança e o processo educacional.  O pensamento e a linguagem. A alfabetização, a leitura e a produção de textos. A resolução de problemas e a prática pedagógica; O processo histórico do conhecimento matemático.  A importância dos brinquedos e das brincadeiras no desenvolvimento psicológico da criança. Noções básicas dos conteúdos dos anos iniciais do ensino fundamental. Estratégias de organização do espaço da sala de aula; Planejamento das aulas de acordo com os recursos humanos e materiais disponíveis; A disciplina e a indisciplina no contexto da sala de aula.  A utilização das metodologias de acordo com as temáticas abordadas. Compreensão das teorias curriculares e a aplicabilidade no processo de ensino-aprendizagem nos anos iniciais. Entendimento da interdisciplinaridade e da transversalidade no planejamento pedagógico. Avaliação no processo de ensino e aprendizagem da escola como meio de reflexão da prática pedagógica. A organização do trabalho pedagógico com ênfase na alfabetização e letramento e Educação Matemática destacando Situação-Problema; Conhecimento Matemático em Ação e Transposição Didática como eixos norteadores.
BIBLIOGRAFIA:
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, de 05 de outubro de 1988.
BRASIL, Lei nº 8.069, de 31 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente.
BRASIL, Lei nº. 9394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: 1996.
BRASIL/MEC. Parecer CEB/CNE nº. 04/1998. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1998.
LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da Escola Pública- A pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 2002.
HOFFMANN, Jussara. Avaliação Mediadora- Uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre: Mediação, 2003.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 1985
BORGES, Regina M. R., MORAES, Roque. Educação em Ciências nas Séries Iniciais. Porto Alegre: Sagra Luzzato.
CARRETERO, Mario. Construir e ensinar – as Ciências Sociais e a História. POA: Artmed.
D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Educação Matemática: da teoria à prática. São Paulo: Papirus.
FERNANDES, Florestan. O negro no mundo dos brancos. 2ª ed. revista – São Paulo: Global, 2007.
FERREIRO, Emília e TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da Língua Escrita. POA: Artmed, 1986.
KAUFMAN, Ana Maria, RODRIGUES, Maria Helena.  Escola, Leitura e Produção de Textos.  Porto Alegre: Artes Médicas.
KLEIMAN, Ângela B. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola.  IN: ______. Os significados do letramento. Uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, SP: Artes Médicas.
KOHAN, Walter Omar (org.). Filosofia para crianças. Série Filosofia e Crianças, vol. I a VI. Petrópolis: Vozes.
_______. A infância, estrangeiridade e ignorância. Belo Horizonte: Autêntica.
LOPONTE, Luciana Gruppelli. Docência artista: arte, gênero e ético-estética docente. Educação em Revista. Nº 43. Belo Horizonte.
LARROSA, Jorge.  Pedagogia Profana: danças, piruetas e mascaradas.  Tradução de Alfredo Veiga-Neto.  Belo Horizonte: Autêntica.
PIMENTA, Selma Garrido. Saberes Pedagógicos e Atividade Docente. São Paulo: Cortez.
PINTO, Álvaro Vieira. Sete lições sobre Educação de Adultos. SP: Cortez.
POPKEWITZ, Thomas S. Lutando em Defesa da Alma: a política do ensino e a construção do professor. Tradução de Magda França Lopes. Porto Alegre: Artmed.
RANCIÈRE, Jacques. O Mestre Ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual. Tradução de Lílian do Vale. Belo Horizonte: Autêntica.
SKILAR, Carlos. Pedagogia (improvável) da diferença: e se o outro não estivesse aí? Tradução de Giane Lessa. Rio de Janeiro: DP&A.
TFOUNI, Leda Verdiani. Adultos não-alfabetizados em uma sociedade letrada. Edição Revista. São Paulo: Cortez.
_______. Letramento e alfabetização. SP: Cortez.

2 comentários:

Paula Santos dos Santos disse...

Por acaso vc fez a prova ou chegou a vê-la. Estou querendo algum recurso para alguma questão da legislação e direito ( questões de 11 a 15) Caso saiba algum favor mandar para meu email até 23?09. Obrigada
Paula santos
p_santos1977@hotmail.com

tatiane oliveira disse...

legal ótimo conteudo

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