Conteúdos para concurso Jaguarão- professor séries iniciais
LÍNGUA PORTUGUESA (COMUM A TODOS
OS CARGOS DE NÍVEL MÉDIO E NÍVEL SUPERIOR): Textos: Interpretação de textos Ortografia:
Uso das letras. Uso dos acentos gráficos. Pontuação: Uso dos sinais de pontuação.
Fonética e fonologia: Letras e fonemas. Identificação de vogais, semivogais e
consoantes. Identificação de encontros vocálicos e consonantais. Separação de
sílabas. Classificação dos vocábulos pelo número de sílabas. Classificação dos
vocábulos pela posição da sílaba tônica. Morfossintaxe: Classes de palavras.
Flexão do nome e do verbo. Concordância nominal e verbal. Emprego de pronomes, preposições
e conjunções. Relações entre as palavras. Concordância verbal e nominal. Frase (definição,
ordem direta e inversa). Oração e período. Termos da oração (sujeito e
predicado, predicado verbal, nominal e verbo-nominal, verbos transitivos,
intransitivos, de ligação e seus complementos, adjunto adnominal e adverbial). Classificação de orações (coordenadas e subordinadas).
Vozes do verbo (ativa passiva e reflexiva).
Colocação dos pronomes oblíquos. Uso da crase. Significação das palavras. Homônimos e
parônimos. Sinônimos e antônimos. Linguagem figurada. Identificação e interpretação de figuras de
linguagem.
NOÇÕES DE INFORMÁTICA (PARA
CARGOS DE NÍVEL MÉDIO E SUPERIOR): PROGRAMA WORD A PARTIR DO 2003: Iniciando o Word. Utilizando os menus. Utilizando as barras de ferramentas. Utilizando atalhos. Manipulação de documentos
(criar, editar, salvar e localizar, excluir, renomear). Selecionando textos.
Técnicas para copiar e recortar/mover. Manipulando listas. Configurando página.
Personalizando um documento. Formatando um documento. Formatando textos. Utilizando as opções do menu ferramentas. Manipulação de tabelas. Inserir símbolos, figuras, objetos e molduras. Utilizando índices e notas. Opções do Word. Personalizando o Word. Importando dados. PROGRAMA EXCEL A PARTIR DOS 2003: Iniciando
o Excel. Utilizando menus. Utilizando barra de ferramentas. Manipulação de
planilhas. Formatação de planilhas, células, linhas e colunas. Utilizando funções.
Utilizando ferramentas. Imprimindo planilhas.
Manipulação de dados. PROGRAMA WINDOWS XP:
Utilizando e configurando a área de trabalho. Trabalhando com janelas.
Utilizando e configurando o meu computador. Utilizando e gerenciando atalhos.
Configurando o ambiente do Windows. Utilizando o menu iniciar. Utilizar o
Windows Explorer (será tomada como base a versão do Windows em Português, com as
características DO Windows XP). Gerenciando discos.
RACIOCÍCIO LÓGICO (COMUM A TODOS OS
CARGOS DE NÍVEL MÉDIO COM CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS E NÍVEL SUPERIOR): Estruturas
lógicas. Lógica Clássica: Lógica Aristotélica,
Quadrado de Oposições, Silogismos, Indução e Falácias. Lógica de argumentação: Analogias, Inferências,
Deduções e Conclusões. Validade e Verdade. Lógica sentencial (ou
proposicional): Axiomas, Conectivos Lógicos, Proposições simples e compostas,
tabelas-verdade, equivalências, Dedução Natural, Leis de Morgan: Diagramas
lógicos. Lógica de primeira ordem: Cálculo Quantificacional Clássico. Princípios de contagem e probabilidade. Operações com conjuntos. Problemas
aritméticos, geométricos e matriciais.
LEGISLAÇÃO MUNICIPAL: Lei
Orgânica Municipal, Regime Jurídico dos Servidores Municipais e alterações (Lei
Complementar Municipal nº 3 – Estatuto do Servidor), Planos de cargos e
salários, Lei Municipal 4.166 e alterações e Código de posturas e meio ambiente
municipal (Lei Complementar Municipal nº 2)
PROFESSOR ANOS INICIAIS: Educação
e Desenvolvimento. Tendências Pedagógicas. Avaliação escolar. Constituição da República
Federativa do Brasil de 1988: Da Educação (Arts. 205 a 219). Lei de Diretrizes
e Bases da Educação Nacional- LDBEN - Lei Federal nº. 9.394/96. Da Educação
(art. 1º). Dos Princípios e Fins da Educação Nacional (arts. 2º e 3º). Do
Direito à Educação e do Dever de Educar (arts. 4º ao 7º). Da Organização da
Educação Nacional (arts. 8º ao 20). Da Composição dos Níveis Escolares (art.21).
Da Educação Básica (arts. 22 a 31). Do Ensino Fundamental (arts. 32 a 34). Dos Profissionais da Educação (arts. 61 a 67). Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA - Lei
Federal nº. 8.069/90: Das Disposições Preliminares
(arts. 1º ao 6º). Dos Direitos Fundamentais:
Direito à Vida e à Saúde (arts. 7º a 14). Direito à Liberdade, ao Respeito e à
Dignidade (arts. 15 a 18). Direito à Convivência Familiar e Comunitária -
Disposições Gerais (arts. 19 a 24). Direito à Educação, à Cultura, ao Esporte e
ao Lazer (arts. 53 a 59). Direito à Profissionalização e à Proteção no Trabalho
(arts. 60 a 69). Da Prevenção (arts. 70 a 85). Pareceres e resoluções do CME
(Conselho Municipal de Educação de Capão da Canoa). Teorias do desenvolvimento da
criança e da aprendizagem; O afetivo, o cognitivo e o sócio-interacionismo no processo
de aprendizagem infantil. A personalidade
da criança e o processo educacional. O pensamento
e a linguagem. A alfabetização, a leitura e a produção de textos. A resolução
de problemas e a prática pedagógica; O processo histórico do conhecimento matemático. A importância dos brinquedos e das brincadeiras
no desenvolvimento psicológico da criança. Noções básicas dos conteúdos dos
anos iniciais do ensino fundamental. Estratégias de organização do espaço da sala
de aula; Planejamento das aulas de acordo com os recursos humanos e materiais disponíveis;
A disciplina e a indisciplina no contexto da sala de aula. A utilização das metodologias de acordo com
as temáticas abordadas. Compreensão das teorias curriculares e a aplicabilidade
no processo de ensino-aprendizagem nos anos iniciais. Entendimento da
interdisciplinaridade e da transversalidade no planejamento pedagógico.
Avaliação no processo de ensino e aprendizagem da escola como meio de reflexão
da prática pedagógica. A organização do trabalho pedagógico com ênfase na
alfabetização e letramento e Educação Matemática destacando Situação-Problema; Conhecimento
Matemático em Ação e Transposição Didática como eixos norteadores.
BIBLIOGRAFIA:
BRASIL. Constituição da República
Federativa do Brasil, de 05 de outubro de 1988.
BRASIL, Lei nº 8.069, de 31 de
julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente.
BRASIL, Lei nº. 9394, de 20 de
dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília:
1996.
BRASIL/MEC. Parecer CEB/CNE nº.
04/1998. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da
Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra,
1998.
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Democratização da Escola Pública- A pedagogia crítico-social dos conteúdos. São
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Mediadora- Uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto
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é educação. São Paulo: Brasiliense, 1985
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mundo dos brancos. 2ª ed. revista – São Paulo: Global, 2007.
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de Textos. Porto Alegre: Artes Médicas.
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e as práticas de alfabetização na escola.
IN: ______. Os significados do letramento. Uma nova perspectiva sobre a
prática social da escrita. Campinas, SP: Artes Médicas.
KOHAN, Walter Omar
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estrangeiridade e ignorância. Belo Horizonte: Autêntica.
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Docência artista: arte, gênero e ético-estética docente. Educação em Revista.
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LARROSA, Jorge. Pedagogia Profana: danças, piruetas e mascaradas. Tradução de Alfredo Veiga-Neto. Belo Horizonte: Autêntica.
PIMENTA, Selma Garrido. Saberes
Pedagógicos e Atividade Docente. São Paulo: Cortez.
PINTO, Álvaro Vieira. Sete lições
sobre Educação de Adultos. SP: Cortez.
POPKEWITZ, Thomas S. Lutando em
Defesa da Alma: a política do ensino e a construção do professor. Tradução de
Magda França Lopes. Porto Alegre: Artmed.
RANCIÈRE, Jacques. O Mestre
Ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual. Tradução de Lílian do
Vale. Belo Horizonte: Autêntica.
SKILAR, Carlos. Pedagogia
(improvável) da diferença: e se o outro não estivesse aí? Tradução de Giane
Lessa. Rio de Janeiro: DP&A.
TFOUNI, Leda Verdiani. Adultos
não-alfabetizados em uma sociedade letrada. Edição Revista. São Paulo: Cortez.
_______. Letramento e
alfabetização. SP: Cortez.
2 comentários:
Por acaso vc fez a prova ou chegou a vê-la. Estou querendo algum recurso para alguma questão da legislação e direito ( questões de 11 a 15) Caso saiba algum favor mandar para meu email até 23?09. Obrigada
Paula santos
p_santos1977@hotmail.com
legal ótimo conteudo
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